MANHOSA

Terça-feira, 11 de Dezembro de 2007

istória #6

Se já repararam... eu tenho dois blogs. E porque??

Porque este, é onde conto a minha vida(quase tudo), entre outra coisas. E o outro da "Manhosa, mas curiosa", é onde publico curiosidades, frases, imagens, entre outras coisas do qual eu gosto muito.

                          

Mas já de agora, vou explicar o nome do meu outro blog: "Manhosa, mas curiosa". Porquê "Manhosa", pois é... uma longa e curta ISTÓRIA, passo a explicar.       

No final do meu 12.º Ano, tinha que fazer o trabalho de fim de curso, ou seja sobre o curso Tecnológico de Administração, onde cada um dos alunos teria de fazer um trabalho sobre um tema à escolha e utilizar os ensinamentos dos 3 anos de curso e apresentar a jurís...

                                                              

Mas aqui a menina, não fez o trabalho ao longo do 12.ºano(como deveria ser), porque como sou muito preguiçosa(e o dito trabalho, dava muito que fazer).                           

No fim do segundo Periodo: VIAGEM DE FINALISTAS A LLORET(eu não pensava em mais nada), tava a fazer a mala, quando o meu telémovel começa a VIBRAR, vou a ver, não sabia de quem era op número... atendo e quem é que fala: O meu Professor, aí é que foi o pior de tudo, não sabia o que fazer, bem, lá lhe disse que já estava a fazer a mala, e que não tinha nada ainda feito(conclusão: na pauta estava lá um 9, em Projecto tecnológico)

                             

Então o meu trabalho foi feito na semana após as aulas acabarem, sim, porque este trabalho tinha de ser feito, ao então não tinha concluido o curso.

                          

Então pus as mãos à obra e começei por fazer a parte do Estudo de mercado  (Os estudos de mercado e os diagnósticos, devem constituir um instrumento que permita ao futuro empresário estruturar a sua política comercial. Permite obter informações precisas sobre condicionamentos internos, o mercado, o conceito, a marca, a concorrência, a comunicação e publicidade, e outros factores indispensáveis para tomar a decisão mais eficaz e no tempo mais adequado. Contribui também para a criação de uma base de conhecimento. As informações qualitativas e quantitativas recolhidas, são seleccionadas de acordo com as características dos projectos clientes.

1. Estudo sobre novos produtos no mercado;

2. Estudo de segmento do mercado;

3. Estudo de preço;

4.  Estudo sobre posicionamento da empresa, de marca e produto;

5. Estudo sobre conhecimento e notoriedade de marcas;

6. Estudo de análise de vendas)

                                 

Esta foi a parte mais fácil de todas (e pelo visto, pelo que me vieram dizer, foi o melhor estudo de mercado bem elaborado. Não sei o que tem os outros, mas os estudos de mercados são básicamente parecidos, só as cores dos gráficos é que mudam).

                               

A seguir e a parte mais aborrecida (não tanto, pois era só copiar de um exemplar e colocar os dados actualizados), O PROCESSO DA CONSTITUIÇÃO LEGAL e o PACTO SOCIAL, até que foi bastante rápido.

                               

Mas o problema viria agora(contabilidade) :

Plano de investimento

Plano de Financiamento

Mapa de Amortizações

Fornecimentos e serviços Externos

CAPITAIS ALHEIOS

CUSTO COM PESSOAL

Demonstração de Resultados

Análise Gráfica do Resultado líquido do exercício

Balanço Previsional da Empresa

Análise Económica e Financeira (Rácios)

Análise Gráfica dos Balanço

Quadro síntese dos Rácios

Conclusão da Análise Económica e Financeira

E entre outros....

                                

Pois é, cálculos e mais cálculos.... apagar, fazer de novo, mudar folhas, imprimir páginas, eliminar páginas, fazer de novo, cálcular rácios, corrigir cálculos...... etecereta, etecereta.

Uma semana à volta daquilo tudo, e depois ainda tive uma ajudinha do professor, que foi THE BEST (professor BEJAGÓ), grande professor, meio maluco, mas continua a ser um bom prof.

E foi este(BEJAGÓ), que me deu a alcunha de "MANHOSA" (no inicio, não gostava, mas agora habituei-me, e até que gosto)... Até foi contar ao senhor de uma empresa(um dos jurís, que por sinal, era muito giro e simpático), quando estava a apresentar, foi um caos quando lhe disse isto, começei a corar de nervos, eu tremia e soava, queria fugir dali... até que após uma perguntinhas eu alivei o stress, e depois foi sempre andar, até que...

                      

.... Falhou a luz, ou seja, fiquei totalmente nervosa... só pensava: "Como é que vou apresentar o trabalho", depois o prof. foi dando umas dicas, alguams perguntas e lá ia apresentando... mas depois veio outra vez a luz, e eu continuei a apresentar. O meu Teacher, fez o elogio ao senhor do jurí do meu Estudo de Mercado, mesmo à minha frente, e eu sem saber aonde me enfiar... é mau de mais estar à frente de dois professores do curso, ao Director da Escola(que pelo visto foi meu professor, e é pai de uma ex-grande amiga), e o senhor da empresa.

                      

No final, achei que o trabalho tinha corrido bem... apesar de o ter feito em cima da hora, de ter tido tanto trabalho, acho(acho não, tenho a certeza) que valeu bem a pena tanto esforço.

E a Nota final do trabalho foi 18 valores.

Pois é só a sengunda melhor nota da minha turma (com outra colega, que teve o mesmo que eu).

                             

Se fosse hoje, teria feito totalmente ao contrárioTeria começado logo de ínicio a travbalhar no duro(E É O QUE EU ACONSELHO). , assim poderia ter tido um 20 na nota final...

           

E assim nasceu a minha alcunha e uma bom trabalho no final de tudo...

 

BEIJOCA da "MANHOSA"(R.G.)

publicado por Nikas às 13:22

7 comentários:

Ou, se calhar não, terias tido uma nota pior. Há pessoas que só trabalham bem debaixo de muito stress! :)
*.*
guiga a 11 de Dezembro de 2007 às 17:33
Mas eu apesar da minha preguiça, consegui acabar o trabalho a tempo e a hora... :)
Sim, é verdade. Trabalhei debaixo de algum stress, mas mereceu a pena...

beijo Fica bem
Nikas a 11 de Dezembro de 2007 às 19:54
nossa'
3 Blogs
mas q indecisao ao decidir qual deles comentar :'D

Mas prontos.
Entrei no primeiro..


OBRIGADA PELO COMENTARIO ! :D


beijinhos @
ana a 11 de Dezembro de 2007 às 20:04
tenho só dois... o ultimo, não tem nada...

este, conta a minha vida pessoal, o outro apenas tem imagens, videos, textos, entre outras coisas, do qual eu gosto...

Brigado eu, por teres feito um coment no Blog da "manhosa"...
Beijo Fica bem
Nikas a 11 de Dezembro de 2007 às 20:36
Grato pela sua visita, e desde já garanto que tem um visitate assiduo no seu(s) blog (s). Se neste Natal for à Bajouca não se envergonhe de me procurar em frente ao Café Sousa, na Bajouca Centro. Ser manhoso quer dizer não se deixar papar por tola, que é o mesmo que dizer: ser anjo, mas não anjinho. Parabéns pelo seu trabalho na blogosfera.
aquimetem, Falar disto e daquilo a 11 de Dezembro de 2007 às 23:01
ola manhosita
eu sou um kito pregicoxa mas o k me aconteceu foi k m prometeram k m iam dar o trabalho feito e n o vam dar pk n xabem dele,,,,,,,,,,,estou lixada,,tenhu testes,tenhu estagio,tenhu aulas a noite....e o trabalho tm d tar feito pa dia 21,,,,,,,,,,o pior é k n sei como fazer nem como se fazzzzzzzzzzz,,,tou msm arasca
veronica a 15 de Fevereiro de 2008 às 17:10
eu tb tive o mesm problema que tu...
aulas, viagem de finalistas, estagio, e a PAT...
foi com algum custo que fiz o trabalho... mas graças ao meu professor, a quem eu devo tudo, consegui concretizar.

Que tipo de trabalho estas fazendo e kal o tema?

Beijo
Nikas a 15 de Fevereiro de 2008 às 18:05

mais sobre mim

Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
15
19

pesquisar

 

últ. comentários

  • o meu menino nao me da muita atençao... eu percebo...
  • ola sinto-me confusa no meu namoro. Já ando com el...
  • Ainda que um tanto extremista, até faz muito senti...
  • É bom ver alguém LIBERTAR-SE de vez em quando
  • Tou a ver que por ai as coisas andam complicadas. ...
  • Boa sorte para a vossa relação e que continue tudo...
  • Aleluia desaparecida! LOLAcho que fazes bem! Os es...
  • Problemas há em todo o lado, é verdade, por isso h...
  • Diverte-te e aproveita.Beijinhos
  • Seis anos!!.. que bom que esta feliz... e que venh...

mais comentados

blogs SAPO


Universidade de Aveiro